quinta-feira, 15 de maio de 2014

13 de Maio de 1888 / 13 de Maio de 2014


A 13 de maio de 1888 foi oficialmente abolida a escravidão no Brasil. Um passo importante, certamente, no sentido da liberdade.

Mas até hoje essa libertação ainda não é completa. Os tempos seguintes não foram nada fáceis para os ex-escravos. O Estado brasileiro não se preocupou em oferecer a eles condições de serem integrados no mercado de trabalho; a elite continuou com o preconceito. Sem formação escolar ou profissão definida, a emancipação jurídica não veio acompanhada de promoção da cidadania. Muito menos de ascensão social.

Passados todos esses anos, ainda se busca a libertação da escravatura. A proposta de emenda à Constituição nº 57-A,  - pasmem! – de 1999, propõe colocar na Constituição brasileira a punição ao trabalho escravo, à exploração da mão-de-obra de negros, brancos, amarelos que, obrigados a prestar serviço sem receber pagamento ou recebendo pagamento tão insuficiente para suas necessidades, acabam forçados a trabalhar para quitar dívidas. Estima-se que, no mundo, exista certa de 20 milhões de pessoas escravizadas; 200 mil só no Brasil.

No século XIX, a abolição da escravatura acabou levando ao nascimento da república.

E agora, para onde caminhará nossa sociedade com o fim da escravatura contemporânea? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário